Aqueles que defendem a arte na escola meramente para libertar a emoção devem lembrar que podemos aprender muito pouco sobre nossas emoções se não formos capazes de refletir sobre elas. Na educação, o subjetivo, a vida interior e a vida emocional devem progredir, mas não ao acaso. Se a arte não é tratada como um conhecimento, mas somente como um “grito da alma”, não estamos oferecendo nem educação cognitiva, nem educação emocional” – Ana Mae Barbosa – educadora brasielira, autora de vários livros, entre eles: Tópicos Utópicos (1998) e Arte Educação: Leitura no subsolo (1999). Ganhadora do Prêmio Internacional Sir Herbert Read (1999).


Procurei reunir, nesta página textos, apresentações e arquivos de cursos nos quais lecionei, na tentativa de preservar este material de consulta e disponibilizá-los para meus alunos e colegas de profissão.


Links sobre Arte-Educação

A arte de ensinar Arte – Rose Valverde

Arte: uma forma de sobrevivência – Rose Valverde

Ensino da Arte – Rose Valverde

Memória de Curto Prazo – Rose Valverde

Nise da Silveira – Rose Valverde

O Aprendizado de Desenho e o PCN – Rose Valverde

Qual a relação da Arte com a Emoção e o Sofrimento – Rose Valverde

Orientador Curricular da Rede Municipal  – Rose Valverde

 


Arquivos (PDF) para Download

Apresentação sobre Religiões de Matriz Africana (Umbanda/Candomblé/Quimbanda) utilizada em palestra feita no Encontro de Professores do EJA, S.E.-PJF, em Juiz de Fora (MG), no dia 5 de maio de 2007

Religiões de Matriz Africana

Resumo da Lei 10.639 e comentários

Educação das Relações Etnico Raciais

Apresentação sobre Liderança baseada no livro “O Monge e o Executivo”

Liderança

Texto de John Carth (SECAD/MEC) sobre o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana

E-mail de John Carth

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

livreto_diretrizes

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana

PLANO NACIONAL_11052009_final_diagIV

Educação e ações afirmativas – GONÇALVES, Petronilha Beatriz e SILVÉRIO, Valter Roberto Silva (Organizadores), Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica,Brasília – DF, 2003 

Educação e Ações Afirmativas

Dificuldades de Aprendizagem – Rose Valverde – Pesquisa realizada em 2008

Dificuldade de Aprendizagem

O CCBM sob meu olhar – Rose Valverde – 2011

o ccbm sob meu olhar rose valverde

Profissões relacionadas ao desenho – apresentação em power point que era exibida aos alunos no inicio dos cursos de desenho.

Profissões relacionadas ao Desenho-out2015


Especialização em Arte, Cultura e Educação – TCC – Irani Corrêa Pinto: A experiência do trabalho de uma artista/educadora no interior fluminense – IAD/UFJF

1 – Apresentação

1 - Projeto TCC - Rose Valverde

2- Índice

2 - Projeto TCC - Rose Valverde

3 – Pesquisa

3 - Projeto TCC - Rose Valverde

4 – Anexos

4 - Projeto TCC - Rose Valverde- Anexos

5 – Referencias Bibliográficas

5 - Projeto TCC - Rose Valverde - referências

Apresentação em video do Resumo do TCC:

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Arquivos para Download

Depoimento de Irani Correa Pinto:

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Arquivos para Download

Apresentação I/III – material didático – gravuras e reproduções:

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Arquivos para Download

Apresentação II/III – quadros antigos (acervo de Irani):

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Arquivos para Download

Apresentação III/III – magia cigana (arquivo da exposição):

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Arquivos para Download

*Houve algumas restrições do Youtube para a exibição do vídeo em alguns países devido aos direitos autorais das músicas ciganas utilizadas, mas enviei assim mesmo pois a maior paixão da minha mãe é a música cigana. Outra música de domínio público não representaria tão bem a sua história de vida.


Relatos de experiência

Apresentação de Rose Valverde: Projeto Bernardo Mascarenhas e outras histórias em quadrinhos no I Coloquio Arte em Trânsito – 2011, realizado no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora. O evento foi realizado em parceria com a UFJF e faz parte da programação da I Semana Arte em Trânsito, que aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro.

Apresentação de Projeto Bernardo Mascarenhas jan 2012

Relato de experiência: Construção x Desconstrução feito por Rose Valverde durante o III Coloquio Arte em Trânsito – 2013, no Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF, no dia 23 de outubro.

A exposição Fábrica de Desenhos foi exibida no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, de 9 de maio a 2 de junho de 2013. Um dos painéis apresentados: “Construção x Desconstrução” foi destaque da mostra, pois tinha como objetivo chamar a atenção para o vandalismo e as pixações que vêm sendo realizadas no entorno do Espaço Mascarenhas. Esse relato descreve uma performance que foi feita na abertura do evento e sua documentação em vídeo foi divulgada para que possa ser utilizada como uma sugestão de debates em sala de aula.

Arte em trânsito - Rose Valverde - out 2013

Relato de Experiência “O ensino de desenho artístico no CEMXII” apresentado por Rose Valverde durante a XII Jornada Municipal de Educação/PJF, em Juiz de Fora, no dia 2 de agosto de 2014 .

Relato de experiência O Ensino de Desenho Artístico no CEM

Imagem em Destaque: Foto de matéria sobre Rose Valverde publicada pelo jornal Tribuna de Minas

%d blogueiros gostam disto: