Exposição Fábrica de Desenhos no CCBM

A exposição “Fábrica de Desenhos”  de Rose Valverde é um registro de 11 anos de trabalho no CEM no Curso de Desenho Artístico.

Exposição Fábrica de Desenhos 2013 - Exposição Fábrica de Desenhos no CCBM

A necessidade de repensar meu percurso de trabalho em arte/educação foi um dos motivos para propor o projeto Fábrica de Desenhos. Por estar ministrando cursos de desenho artístico, desenho em quadrinhos e desenho de Moda num espaço que antigamente era parte da Fabrica Mascarenhas é natural que todo o processo de aprendizado que propus nos últimos anos perpassasse pela história da Fábrica e pela própria história de Bernardo Mascarenhas.

Comecei a dar aula de desenho artístico no CEM em 2002 e já tivemos mais de 410 alunos além das outras turmas de desenho em quadrinhos e desenho de moda também. A proposta do curso de desenho artístico é proporcionar aos alunos desenvolver as habilidades de desenho assim como estimular um novo olhar para o mundo a sua volta, perceber proporções, desenvolver noções de equilíbrio, ritmo, harmonia, entender os fundamentos do desenho, da forma e da perspectiva. Através dos anos em que desenvolvi esse trabalho em sala de aula, fui reunindo registros, fotos, desenhos e esboços os quais proponho agora expor com o intuito de mostrar os caminhos que temos feito nesses últimos anos.

O projeto é também o resgate de uma história de dedicação ao desenho artístico e está em consonância com pesquisas sobre o ensino e valorização do desenho que vem sendo realizadas nacionalmente conforme observei no XXII Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil – SP – Nov/2012.

A mostra será de 9 de maio a 2 de junho e fará parte da programação de aniversário da cidade.

A exposição Fábrica de Desenhos

“O primeiro painel constará da exposição de 26 retratos de alunos que foram executados em sala de aula. Esses desenhos serão impressos digitalmente em tecidos já que os originais foram doados aos alunos. Para exemplificar o desenho com modelo vivo um dos alunos posava para a turma e eu executava o retrato junto com eles chamando a atenção para detalhes técnicos e a maneira como eles podiam manter a proporção e realizar o sombreamento.

Num segundo painel vamos realizar uma performance a partir de dez desenhos que fiz do entorno do Espaço Mascarenhas e o objetivo dessa apresentação é alertar para a preservação do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural e questionar os atos de vandalismo e pixações que tem acontecido em vários pontos da região central.

Consta ainda da exposição a mostra de esboços e desenho que foram utilizados em sala de aula para exemplificar as diversas técnicas de desenho assim como mostrar na prática como era realizado determinado efeito de pintura ou desenho.

A parte final da mostra é composta de várias obras que foram expostas durante as várias edições da mostra Professor Também faz Arte, sendo que algumas foram feitas especialmente para esse evento com o intuito de divulgar o nosso curso no CEM.”

 

Apoio: