Festival de Inverno de Ouro Preto II – 2° Encontro de Arte Educação

2° Encontro de Arte Educação de Ouro Preto

Programação – Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

13 de julho, quarta

9h15 – O Ensino da Arte na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP)
Palestrante: César Teixeira de Carvalho – Arte/educador. Bacharel em Ciência da Computação (UFOP) com especialização em Educação Infantil (UNI-BH), Gestor Escolar (CEPPEMG) e Arte, Educação e Novas Tecnologias (UNB). Atualmente é Chefe de Gabinete da Fundação de Arte de Ouro Preto|FAOP.Coordenador do Núcleo de Arte da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade|FAOP (2007 a 2010).
Mediadora: Cláudia Regina dos Santos – Presidente da Associação Mineira de Arte/Educação – Amarte

A FAOP tem como missão “Valorizar a arte em todas as suas dimensões e incentivar a preservação do patrimônio cultural.”
Estrutura
A Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade hoje é formada por três Núcleos:
Núcleo de Conservação e Restauração – Atrai interessados de todo o Brasil e forma especialistas na área. Localizado em um solar na rua Getúlio Vargas, no Rosário;
Núcleo de Arte – mantém oficinas livres de arte e está localizado na Casa do Presidente Pedro Aleixo, no bairro Antônio Dias;
Núcleo de Ofícios – qualifica profissionais da construção civil para atuar em obras de conservação e restauração e estará brevemente instalado no Complexo do Barão de Camargos.
A FAOP conta ainda com a Casa Bernardo Guimarães onde está instalada sua sede, com a Galeria de Arte Nello Nuno, a Biblioteca Murilo Rubião e o Memorial Presidente Pedro Aleixo.

10h15 às 10h45 – Debate
10h45 – Exibição de Documentário Temático em Arte/Educação
Mediador: Prof. Emerson de Paula – DEART – UFOP
11h30 às 12h – Debate

13h30 – Palestra: Texto e Jogo
Palestrantes: Ingrid Dormien Koudela – Livre Docente pela ECA/USP e pesquisadora pelo CNPq, docente do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA/USP. Autora de Jogos Teatrais (Perspectiva, 2002). Tradutora e introdutora do Sistema de Jogos Teatrais no Brasil. Pesquisadora de Brecht. Suas publicações, entre outras TEXTO E JOGO (Koudela, Perspectiva, 2010) e BRECHT NA PÓS-MODERNIDADE (Koudela, Perspectiva, 1996).
Maia Dormien Koudela – Bacharel em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós-graduada em Educação Ambiental pelo SENAC e em Pedagogia do Teatro pela Universidade de Sorocaba.
Mediador: Prof. Ms. Davi de Oliveira Pinto – DEART – UFOP
14h30 às 15h – Debate
15h – Palestra: Arte/Educação e Identidade Étnica
Palestrante: Erisvaldo Pereira dos Santos: Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e bacharel em Filosofia. Professor adjunto III no Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, na área de Metodologia Científica. Atualmente, realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia.
Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa e extensão sobre a intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana no contexto da escola.
Mediadora: Profa. Ms Irce Guimarães – DEPRO – UFOP
16 às 16h30 – Debate
16h30 – Exposição de Livros, CD’s e Materiais Pedagógicos.

14 de julho, quinta-feira

9h – Palestra: Corpos Dançantes em Instituições de Ensino Formal e Não-Formal: Propostas Artístico/Educacionais
Palestrante: Alba Pedreira Vieira – Ph.D. em Dança (Universidade Temple, EUA, 2007), professora fundadora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Viçosa/UFV, onde atua, paralelo às atividades acadêmicas na direção de espetáculos cênicos. Organizadora do livro digital “Educação para as Artes” (2010). Atualmente, é professora da UFV (atuando dentre outros conteúdos, com educação somática, improvisação, composição coreográfica e solística), e professora colaboradora do Mestrado em Artes da UNESP (São Paulo), e do Curso de Especialização “Pedagogias do Corpo” (Goiânia).
Mediador: Prof. Ms. Frederick Magalhães Hunzicker – DEART – UFOP
10h às 10h30 – Debate
10h30 – Apresentação dos inscritos no grupo temático Corpo, Som, Símbolo e Educação: Experimentos e Propostas
Mediadora: Profa. Michelle Gabrielli – Departamento de Artes e Humanidades/ Curso de Dança – UFV
11h30 às 11h45 – Debate.

13h30 – Palestra: A Arte/Educação e a Arterapia
Palestrante: Maria Tereza Rodrigues de Souza – Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduada em Arteterapia pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e pós-graduanda em Recursos Corporais e Artísticos – Jung e Corpo pela Universidade Paulista – UNIP. Compõe o grupo de estudos em Psicologia Analítica da Pfa. Dra. Irene Arcuri há três anos. Atualmente mantém um espaço (Setting terapêutico) na Clínica de Fisioterapia Dra. Rose Cundari em Boiçucança(SP) e coordena cursos de capacitação para professores das redes pública e particular.
Mediadora: Profa. Ms. Aline Andrade – DEART – UFOP
14h30 às 15h – Debate
15h – Apresentação dos inscritos no grupo temático Arte/Educação e Espaços Não – Formais
Mediador: Prof. Me. Acevesmoreno Flores Piegaz – DEART – UFOP
16h30 às 16h45 – Debate

Assistimos também, Lua Cambará – apresentação dia 14 de julho às 20h30, no Centro de Convenções da UFOP
Trazendo a dança contemporânea, música e teatro para os palcos do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, os bailarinos do grupo Aria Social apresentaram a peça Lua Cambará. A peça, encenada durante as programações do Festival, é baseada no conto homônimo do premiado escritor Ronaldo Correia de Brito e musicada por Antonio Madureira (Quinteto Armorial).
Sob direção geral da bailarina Cecília Brennand, o espetáculo une música, canto e dança para contar a lenda pernambucana de Lua, moça mestiça que se apaixona por um de seus capatazes e acaba amaldiçoada, vagando no além.
Com direção e coreografia de Ana Emília Freire e Carla Machado, os 45 bailarinos e seis instrumentistas encantaram os mais de 300 espectadores.

Cantores/dançarinos maravilhosos…
Iluminação perfeita!
Lindo espetáculo!
Vejam as fotos…