Dicas de Mudanças V – Como embalar e organizar sua mudança

Algumas pessoas contratam firmas que embalam tudo, mas depois acabam se arrependendo, pois levam meses para encontrar tudo o que precisam no uso diário.
Ontem assistindo um programa na TV ouvi uma pessoa falar que na mudança a gente perde tudo. Depende, eu nunca perdi NADA. Nunca quebrou nem mesmo um enfeite nas minhas mudanças. Se você se organizar, não perderá nada.

Materiais para embalar - Dicas de Mudanças V - Como embalar e organizar sua mudança

Você vai precisar de:

  • Um rolo de cordinha de plástico (usada para embalar)
  • Um rolo de barbante
  • Fitas crepe e durex, mais largas para vedação
  • Tesoura e estilete (Reserve um espaço da casa para guardar estes materiais para que não se perca no meio das coisas já embaladas)
  • Plástico bolha (embalagens de quadros, peças de vidro e móveis delicados)
  • Sacos de lixo (os pretos – grossos são mais resistentes) de 100 e 200 litros
  • Sacolas plásticas grossas com alças (para miudezas e coisas leves), vários tamanhos
  • Caixas de papelão de vários tamanhos (normalmente você consegue no mercado perto da sua casa ou em lojas aonde você é cliente)Comece com os pequenos objetos dos quartos, escritório e sala.
    Vá identificando cada embalagem e a qual cômodo pertence, de quem é o material acondicionado e aonde estava guardado (ex.: quarto Iara, bijouterias – cômoda).

    As caixas de papelão pequenas servem para ir guardando os bibelôs, acessórios, fotos, coisas delicadas e frágeis. Não se esqueça de identificar cada uma delas.

    Os plásticos grande podem servir para guardar as roupas do armário (guarde por partes, ex.: roupa de cama, roupas de sair, roupas de malha, etc.), depois de acomodar as roupas bem dobradas, ponha a etiqueta e deixe tudo junto num canto do cômodo. Caso você vá mudar para longe e utilizar um caminhão baú, pode ir organizando estes sacos em caixas de papelão normalmente fornecido por algumas transportadoras, para evitar que se rasguem e na hora de distribuir na casa nova você ganhara muito tempo na arrumação.

    Se você tem quadros de vidro (eu tenho vários), não se esqueça de embalá-los com plástico bolha e amarrar com a cordinha plástica. Você pode fazer uma alça para carregar, fica mais prático. Não se esqueça de escrever na embalagem que é vidro e deixe todo o material de vidro num único canto da sala, aonde seja mais protegido. Na hora da mudança quem for levar vai saber do que se trata e terá o cuidado adequado.

    Uma boa dica para organizar os livros – sacos de ração(vendidos em firmas de produtos de agropecuária) feitos com um tipo de plástico trançado é super resistente e dá par ir empilhando os livros e é melhor do que colocar em caixas que as vezes não resiste ao peso. Se você muda muito pode guardá-los e reutilizar depois.

    Depois passe para a organização dos utensílios do banheiro, área de serviço e cozinha.
    Procure ir embalando primeiro as coisas que não são utilizadas diariamente. Deixe para os últimos três dias antes da mudança o seu material de trabalho ou estudos e as louças de uso diário na cozinha, assim como os mantimentos.

    Nos dois a três dias antes da mudança e bom não se esquecer de desmontar cortinas, prateleiras e alguns móveis que são fixos na parede, máquina de lavar, deixando para o dia da mudança somente a desmontagem do chuveiro e o gás de cozinha.

    Próxima dica – O que fazer no dia da mudança…