A exposição “Fábrica de Desenhos” de Rose Valverde é um registro de 11 anos de trabalho curso de desenho artístico do CEM

 

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Exposição Fábrica de Desenhos

A necessidade de repensar meu percurso de trabalho em Arte-Educação foi um dos motivos para propor o projeto Fábrica de Desenhos. Por estar ministrando cursos de Desenho Artístico, Desenho em Quadrinhos e Desenho de Moda num espaço que antigamente era parte da Fabrica Mascarenhas, é natural que todo o processo de aprendizado que propus nos últimos anos perpassasse pela história da Fábrica e pela própria história de Bernardo Mascarenhas.
Comecei a dar aula de desenho artístico no CEM em 2002 e já tivemos mais de 410 alunos além das outras turmas de Desenho em Quadrinhos e Desenho de Moda. A proposta do curso de Desenho Artístico é proporcionar aos alunos o desenvolvimento das habilidades de desenho, assim como estimular um novo olhar para o mundo à sua volta, desenvolvendo noções de proporção, equilíbrio, ritmo, harmonia e o entendimento sobre os fundamentos do desenho, da forma e da perspectiva. Através dos anos em que desenvolvi esse trabalho em sala de aula, fui reunindo registros, fotos, desenhos e esboços os quais proponho agora expor com o intuito de mostrar os caminhos que temos feito nesses últimos anos.

O projeto é também o resgate de uma história de dedicação ao Desenho Artístico e está em consonância com pesquisas sobre o ensino e valorização do desenho que vem sendo realizadas nacionalmente conforme observei no XXII Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil – SP – Nov/2012.

Exposição de 9 de maio a 2 de junho de 2013, na Galeria Heitor de Alencar, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, Juiz de Fora – MG

 

Vídeos da exposição Fábrica de Desenhos:

yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Exposição Fábrica de Desenhos
yH5BAEAAAAALAAAAAABAAEAAAIBRAA7 - Exposição Fábrica de Desenhos

 

Imagem em Destaque: Detalhe do desenho a lápis da antiga Fábrica Mascarenhas, de Rose Valverde.

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: