Olhares Incomuns – Minha primeira exposição em Tiradentes – MG

Após sete anos residindo em Tiradentes resolvi fazer uma exposição e mostrar as aquarelas que comecei a fazer ao chegar aqui mas também inclui algumas pinturas e desenhos que fiz nos últimos anos.

expo dez22 jan23 mont2 1024x498 - Olhares Incomuns - Minha primeira exposição em Tiradentes - MG

expo dez22 jan23 mont1 1024x498 - Olhares Incomuns - Minha primeira exposição em Tiradentes - MG

 

Sempre gosto de registrar a fase da montagem de uma exposição. Depois de sete anos sem expor a expectativa é grande e a ansiedade deu lugar ao alívio.
Tudo pronto pra abertura.

expo8dez22 4 819x1024 - Olhares Incomuns - Minha primeira exposição em Tiradentes - MG

Essa foto que fiz na abertura da minha exposição no Lugar Comum Tiradentes é uma importante lembrança dos anos que ensinei desenho artístico no CEM em Juiz de Fora. Tantos alunos que fizeram parte dos meus momentos de ensinar e aprender, jovens e adultos que queriam aprender a desenhar e que ficavam super satisfeitos ao aprender a retratar.
No fundo desejamos poder captar a expressão do outro ou nós mesmos através de um autorretrato. Mas o que mais gosto de fazer é captar o olhar. Os olhos dizem muito, dizem tudo e são parte importante de nosso processo de captação do mundo a nossa volta. Aprender a desenhar é também aprender a ver. Aprender a ver é algo muito mais profundo e, desenhar é muito mais do que desenvolver uma habilidade manual, passa por desenvolver a memória, captar o momento, ter uma visão crítica do que vemos e interpretar cenas e as vezes refazê-las de forma que faça mais sentido para nós e para quem vê.
Esses retratos pra mim são o grande trofeú que recebi da vida ou que conquistei. Em cada olhar, em cada momento vivido nós aprendemos, nos tornamos cúmplices ao perceber que caminhamos juntos experimentando a Arte de viver.

@lugarcomumtiradentes