Palestras, Relatos de Experiência e Entrevistas

2015

Congresso Nacional de Técnicas para as Artes do Fogo (Contaf 2015) de 26 a 28 de agosto em Itaipava, Petrópolis – RJ. Palestra Técnica – 26/08 ás 14h. O ENSINO DE CERÂMICA NO ATELIER , EDUCAÇÃO NÃO FORMAL- ROSE MARY PINTO VALVERDE DE CARVALHO- RM Cer. Art- Juiz de Fora – MG.
Resumo: Pensando em preservar uma prática e registrar a produção de cerâmica os artistas Maurilio Souza e Rose Valverde iniciaram um trabalho conjunto no Atelier Ponto com Arte que teve como objetivo ampliar o ensino de modelagem em argila em Juiz de Fora. Buscando parcerias e realizando cursos de capacitação estão aos poucos resgatando a imagem/memória do ofício do oleiro, mostrando que o aprendizado é constante e que os obstáculos não são intransponíveis.

2014

“Relato de Experiência – O ensino de desenho artístico no CEM”, durante o XII Jornada Municipal de Educação /PJF (MG), em 2 de agosto.

2013

Relato de experiência:  “Construção x Desconstrução”, durante o III Coloquio Arte em Trânsito, no Colégio de Aplicação João XXIII, na UFJF, em 23 de outubro.

2011

Apresentação do Projeto “Bernardo Mascarenhas e outras histórias em quadrinhos”, durante o I Coloquio Arte em Trânsito, na Semana Arte em Trânsito, no Colégio de Aplicação João XXIII – UFJF I, de 17 e 21 de outubro.

Palestra “África e sua Cultura” para turmas do ensino fundamental do Centro de Educação de Jovens e adultos (CEM), em novembro.

Apresentação do projeto “Bernardo Mascarenhas e outras histórias em quadrinhos”, para as oficinas de formação artístico e cultural, 3ª idade, dança, ingles, espanhol, desenho de moda, 5a, 6a e 8a séries e turmas do EJA, em 7 de dezembro.

2007

Palestra “Dificuldades de aprendizagem”, proferida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEM), em Juiz de Fora, no dia 10 de março.

Palestra “Qualidade de vida – Nutrição (história e curiosidades) e Fitoterapia (uso de chás e ervas aromáticas)”, proferida no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEM), em Juiz de Fora, no dia 31 de março.

Palestra “Religiões de Matriz Africana (Umbanda, Candomblé e Quimbanda) e Espiritismo”, proferida no Encontro de professores do EJA – Centro de Formação da SE, em Juiz de Fora, no dia 5 de maio.

2006

Palestra “Diretrizes Curriculares para o Ensino de Educação Racial e o Ensino da História da África e dos Afro-descendentes”, proferida Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEM), em Juiz de Fora, no dia 23 de outubro.

2004

Palestra sobre o Curso de Artes, na Semana Vocacional da Faculdade Estácio, em Juiz de Fora, no dia 13 de agosto.

Entrevista à TV Visão sobre “Arte, Técnicas e motivações para a arte”, em Juiz de Fora.

2002

Entrevista TV Comunitária Plural de Juiz de Fora sobre arte e a  divulgação do livro “Meus Treze Passos”, no dia 3 de junho.

1998

Entrevista à TV Riosul (afiliada da globo), em Barra do Piraí, sobre arte, preservação de patrimônio fotográfico e digitalização de imagens, em janeiro.

1997

Entrevista à Rádio Três Rios, no Programa “Encontro com Fioreli” (2 horas de duração), com o tema “Criatividade, Arte x Marginalidade, Evolução da arte, Arte e educação, Arte e sociedade”, no dia 20 de dezembro.

1988

Palestras para turma do magistério do Colégio Sul Paraibano, em Paraíba do Sul (RJ), com o tema “Arte e criatividade, atividades artísticas e como viver de arte”.

1987

Palestras para turmas do magistério e 2º Grau do Colégio Rui Barbosa, em Três Rios (RJ), com o tema “Arte e criatividade, atividades artísticas e como viver de arte?”.

%d blogueiros gostam disto: