21 de abril em Tiradentes

Em 1992, participei da Mostra “Tiradentes 200 anos de vida”, de 26 de abril a 1º de maio, no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora.

Nunca imaginei que viria morar em Tiradentes, mas, na época, fiz um quadro que retratava Tiradentes e algumas cenas da cidade que só conhecia através de fotos. Não tenho fotos dessa tela mas sempre me sensibilizei com a obra “Tiradentes esquartejado” que fazia parte do acervo do Museu Mariano Procópio e que vi tantas vezes em visita com minhas filhas ou com alunos.

Tiradentes Pedro Americo - 21 de abril em Tiradentes
Pedro Américo pintou este quadro por encomenda, em 1893. Esteve durante muitos anos exposto na Sala de Reuniões da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Pedro Américo é, ainda, autor do quadro “Independência ou Morte”, que retrata a cena do grito do Ipiranga.

 

Em 1992, também fizeram uma moeda especial:

Moeda Tiradentes - 21 de abril em Tiradentes

 

Assim que me mudei para Tiradentes fiz alguns passeios com minha filha Iara na cidade e encontrei uma escultura  feita em homenagem a ele, do escultor José Batista Moraes.

Cidade de Tiradentes - 21 de abril em Tiradentes
Foto: Rose Valverde

 

Estátua Tiradentes - 21 de abril em Tiradentes
Foto: Rose Valverde

 

Hoje é dia 21 de abril e mais do que homenagens temos muitos fatos a relembrar. Lutas, ideais, sonhos… Quem quer um país diferente tem que agir para que possamos construir um futuro com dignidade, liberdade e fraternidade.